ESTRADAS NA VARANDA

 

 
Gastronomia

Tem uma churrasqueira aqui no sítio que é linda. Ela tem um compartimento central para o fogo e duas laterais feitas com blocos de pedra mineira. Fiz o apoio da construção em duas colunas de tijolos, sem rebocar, complementando a idéia de uma bancada de apoio imediatamente anexa à grelha. Ela não foi feita para ser usada com espetos.Foi feita sob medida para caber direitinho uma roda de ferro com furo no centro, que é parte de um arado de trator agrícola. A concavidade dessa peça de ferro lembra a forma de um wok. Fiz um piso de concreto desempenado sem compromisso no perímetro da construção.
O lugar onde construí aquela coisinha linda fica numa elevação de onde se pode ver os dois laguinhos ( o do Sol e o da Lua ) e a parte mais legal do Caminho das Virtudes. A árvore que faz a sombra naquela coisinha linda é a minha preferida entre tantas que a gente tem por aqui. Nunca usei aquela lindeza. Ela está lá, do jeitinho que ficou quando o cimento secou.
Tenho feito umas experiências akiali para ver como vai ser legal fazer um almoço por lá. Já tenho certeza de que uma roda de arado, colocada em uma das bocas da chapa de um fogão à lenha é muito, muito tudo de bom.
Sou um cozinheiro medíocre, mas adoro cozinhar. Como não ligo a mínima para as coisas complicadas, gosto do basicão e gosto de servir. A alma gêmea é fera, meu filho é fera, minha filha é tão incompetente quanto eu.
Meu despertar para a gastronomia continua acontecendo e eu vou melhorando. O pessoal que é fera às vezes me escala, além disso já cozinhei para visitas algumas vezes. Tudo bem. Rolou.
No momento em que estou escrevendo este ensaio sobre sabores e paladares, estou no seguinte estágio de domínio da arte de cozinhar:

Bater papo à mesa é o maior prazer de uma refeição.
Se a comida estiver ruim a conversa fica pior que ela.
Lavar louça é um castigo dos infernos mais inferiores.
Se é um outro que lava, isso vira um detalhezinho só.
Alimentação é quando você come sozinho o seu meu.
Fazer as pizzas no forninho de sua casa é uma delícia.


 
  VOLTAR